Semana da Pequena Empresa em Frutal

DSC_0163

Foi realizada na última terça-feira, 18 de outubro, a abertura da Semana da Pequena Empresa em Frutal, promovida pelo Sebrae em parceria com ACIF/CDL Frutal, Sicoob Frutal e demais empresas. A série de eventos, que ocorre entre os dias 18 e 20 de outubro no Centro de Eventos Culturais Yara Lins, tem como intuito oferecer atividades focadas nas pequenas empresas, por meio de seminários, palestras e discussões acerca das tendências do mercado.

No primeiro dia, estiveram presentes o Analista de Inovação do Sebrae do Triângulo Mineiro, Fabiano Alves, com a palestra “A Inovação como Oportunidade de Negócios” e o Doutor em Comunicação e criador da marca Claro, Dado Schneider, que ministrou a palestra magna “O mundo mudou… bem na minha vez!”.

No dia 5 de outubro é comemorado o Dia da Micro e Pequena Empresa Brasileira. O Sebrae celebra a data já há alguns anos, e neste ano cerca de 13 municípios mineiros estão comemorando neste mesmo período. Em especial, a programação para Frutal está sendo estendida em relação às demais cidades, com três dias voltados para a inovação, a educação com foco no empreendedorismo, na cooperação e na educação financeira.

“Nós, do Sebrae, gostaríamos de agradecer a oportunidade de realizar mais um evento aqui, com um grande número de parceiros. A essência do nosso trabalho é trabalhar em parceria. De forma especial nessa semana, o Sistema Fiemg foi o nosso grande parceiro para alavancar os recursos materiais, financeiros e humanos para que isso pudesse acontecer”, conta William Rodrigues, gerente regional do Sebrae.

Na ocasião, Fabiano Alves destacou a importância do evento para a comunidade frutalense. “A nossa proposta é um evento que traz muita informação e capacitação, tanto para os empreendedores que buscam abrir sua pequena empresa, quanto os empresários que já são donos do pequeno negócio e também os colaboradores. Nós sabemos que o empreendedorismo não é só daquela pessoa que é o dono do negócio, mas a gente tem também empreendedores que são funcionários de empresas, e são eles que podem fazer a diferença e tornar o negócio de pequeno para maior, e assim por diante.”

Para encerrar o primeiro dia, na palestra “O mundo mudou… bem na minha vez!”, Dado Schneider falou de forma divertida a respeito das mudanças que ocorreram entre os séculos XX e XXI, e como acompanhar tais transformações. “Esta é uma questão que não é só problema dos velhos. Hoje, no século XXI, tem jovens com 20 anos que já são velhos”, ressalta o professor sobre o drama de não entender o mundo contemporâneo. “O problema não é ser velho, o problema é ser ultrapassado.”

Dado conclui falando da relevância de eventos como esse para o pequeno e médio empresário que, segundo ele, sofre com o acesso à informação. “Um evento como esse do Sebrae traz informação de qualidade para aqueles que têm menos recursos para comprá-la. Por isso, qualquer palestra que atualize um pouco a maneira da pessoa enxergar o mundo é válida. São as pequenas e médias empresas que movem o Brasil, que geram emprego e renda.”