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O que você precisa saber sobre vendas
Num passado não muito distante, vivíamos no Brasil momentos nos quais para vender não era necessário fazer muito esforço. Vender se resumia, em muitos casos, a uma administração de demanda. Todo e qualquer produto colocado à disposição do mercado, desde que respeitasse condições mínimas de qualidade e preço, praticamente se vendia por conta própria. O momento puxava vendas.
Mas os ventos mudaram. O voo de galinha do mercado brasileiro acabou. Mundo dinâmico, situações se sucedem de forma muito rápida e quase nunca temos tempo para nos prepararmos. As coisas acontecem quer queiramos ou não, estejamos preparados ou não. Hoje, os tempos de competitividade crescente e cenários econômicos inóspitos nos exigem muita atenção.
Saímos de uma economia de demanda para uma de oferta, com clientes cada vez mais seletivos em suas decisões de compra. Para apimentar, o pouco dinheiro que corre no mercado é disputado por um número cada vez maior de “entrantes”. Novos jogadores com fome de vitória.
Dessa forma, tenho encontrado muitos profissionais que trabalham na área de vendas que estão extremamente preocupados e desanimados com os cenários de negócios. Na opinião de muitos deles, o presente está complicado demais e as possibilidades futuras não são as melhores.
Sendo assim, podemos nos descabelar, reclamar, praguejar e potencializar todas as preocupações e nos encaminharmos rapidamente para um fim de angústias e sofrimentos. Ou podemos olhar os problemas de frente, olho no olho, reagirmos com inteligência. Crise ou transformação, qual vai ser a escolha?
O cenário pode não ser dos melhores, mas, acredite, existem oportunidades -e das boas – em toda essa situação. Que tal então escolher a transformação? Creio que combina mais com nosso jeito. E para mudar este cenário temos que começar com uma simples pergunta: O que eu devo fazer para vender mais e como devo me comportar para que isto aconteça?
Naturalmente uma pergunta não tem somente uma resposta, mas ela por si só tem o poder de nos tirar da posição de pessimismo, comodismo e inércia e nos colocar novamente em movimento. E este é o primeiro segredo: Mantenha-se em movimento, mesmo quando a vontade é parar!
Entendo que agora temos que nos reposicionar da forma mais rápida possível, pois quanto mais nos sentirmos traídos pelo destino, tanto mais tempo levaremos para resolver as barreiras que eventualmente surgirem. E preciso fugir da posição de vítima, pois este é o maior crime que podemos cometer contra nos mesmos: VITIMIZAÇÃO.
Temos que avaliar quais atitudes precisam ser tomadas. Decidir o que devemos fazer e o que não devemos fazer. É preciso ter um plano de contingência para passarmos por este momento. Feito isso, cabe entendermos quais novas competências precisam ser desenvolvidas e colocadas à disposição do mercado. Momentos difíceis, além de exigirem mais trabalho, exigem também mais talento, pois agora, bem diferente do passado recente, teremos que buscar alternativas de venda. Vender, hoje, exige mais inteligência e mais esforço.
Na verdade, vender exige a conjunção de muitos fatores. A reputação do que se está vendendo e de quem está vendendo. Um produto ou serviço que tenha um bom padrão de qualidade e que seja honesto nos atributos que estão sendo apregoados. Um preço que esteja alinhado com a percepção de valor percebido pelos clientes e o mais importante: pessoas com competência para OFERECER aquilo que se quer vender.
Na minha opinião, um dos fatores mas importantes e óbvios para que uma venda aconteça é OFERECER. Oferecer o objeto da venda aos potenciais clientes, falar sobre tudo aquilo que o produto ou serviço tem de bom. Falar sobre as características, sobre os benefícios, demonstrar as oportunidades de valor que o cliente terá ao comprar.
Um dos grandes erros em vendas é acreditar que o mercado já sabe o que temos para vender. Que todos os clientes já foram abordados e só não compraram porque não quiseram. Os melhores vendedores são aqueles que se esforçam para oferecer seus produtos ao maior número possível de clientes. Não cansam de propagar o que têm para vender. Sabem que oferecer é o primeiro fundamento da venda.
Reputação, qualidade, preço justo e equilibrado com o mercado. Tudo isso conta muito na hora da venda. Mas só existirá oportunidade de venda se alguém OFERECER tudo isso. Prospectar mais, visitar mais, apresentar mais, negociar mais e repetir isso sempre de forma empolgante e criativa.
Não há como negar. Os tempos são outros. Naturalmente nem todos se darão bem neste novo cenário, mas muitos, como em qualquer nova circunstância, tirarão proveito da situação por saberem se reposicionar e encontrar as forças necessárias para fazer o que precisa ser feito.
Temos que escolher. Aprender novamente a vender ou esperar as dificuldades baterem nossa porta. Portanto, não vamos esperar para ver o que 2017 nos reserva. A questão não é o que esperamos do ano novo, mas sim o que o ano novo espera de nós. Descobrir o que não sabemos e aprender. Reconhecer o que estamos fazendo de errado e mudar. Sair da zona de conforto e olhar a vida como uma grande aventura. Não ter medo de perder e olhar para a vitória como o grande objetivo.
A partir do dia 1º de janeiro, teremos 365 boas oportunidades para fazermos acontecer. Os grandes em vendas conjugam um pouco de inúmeras características. Mas, essencialmente, todos têm em comum uma grande alegria de viver, empolgação pelo trabalho que realizam, respeito e carinho pelas pessoas quem com quem trabalham e para as quais trabalham, além de um otimismo sem freios. Vender exige muito, mas essa é nossa grande missão.
Acredite e faça. 2017 será um ano de GRANDES VENDAS!
Fonte: ABAD News