Missão:

Promover o desenvolvimento econômico, profissional e social da classe empresarial e da comunidade.

Objetivo:

Promover pesquisas e estudos técnicos sobre as atividades produtoras, divulgando e contribuindo sempre que necessário ao interesse dos associados.

ACIF - Associação Comercial e Industrial de Frutal

A ACIF - Associação Comercial e industrial de Frutal - foi fundada através do Rotary Club em 25 de abril de 1976, atendendo aos anseios da classe empresarial local que necessitava de uma entidade que defendesse seus direitos perante outras instituições e órgãos públicos.

Ao longo dos 38 anos de história, a entidade conquistou seu espaço no município. Desde a fundação, 17 presidentes foram nomeados. O primeiro deles foi o farmacêutico e rotariano Jesus de Souza e Silva. Desde então, a Associação já incentivou a realização de campanhas e datas comemorativas, visando fortalecer o comércio local e atrair consumidores das cidades vizinhas.

Todos os presidentes seguintes também acrescentaram à entidade ideias que foram executadas aos poucos. Ações implementadas de maneira coerente somaram para seu desenvolvimento, solidificando de vez o nome que hoje é sinônimo de representatividade, credibilidade e confiança.

Desde sua primeira diretoria, a ACIF acumula em sua história, grandes realizações. A última delas foi a aprovação do projeto de construção da nova sede, a localizar-se na Avenida Brasília com a Rua Senador Gomes. Com o apoio dos associados, nos próximos meses será possível receber os empresários frutalenses em um local muito mais amplo e moderno.

Atualmente, a Associação é considerada como a principal entidade de Frutal, sendo uma das mais atuantes do Triângulo Mineiro em defesa dos interesses empresariais.

CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Frutal foi fundada em 14 de outubro de 1980, durante reunião na ACIF, presidida na época pelo Sr. Ary da Rocha Catuta. Na presença de vários empresários, o projeto de fundação elaborado pelo Sr. Florisberto Davanso junto à Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais foi aprovado e a primeira diretoria foi eleita por aclamação.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Frutal, como hoje é chamada, é uma entidade de classe e órgão de prestação de serviços aos lojistas da comunidade. Forte e atuante, não restringe os benefícios de sua atuação aos associados. Na medida em que a entidade participa da melhoria no nível do comércio e defende os interesses da classe, traz resultados positivos a todos os comerciantes e, principalmente, ao consumidor.

A CDL visa o fortalecimento e trata de interesses comuns ao comércio, como a redução do risco de inadimplência, profissionalização do mercado de trabalho, disponibilização de assessoria jurídica aos seus clientes, convênios com planos de saúde e instituições de crédito, realização de eventos e campanhas promocionais. Além de tudo isso, conta com o principal e mais importante aliado do cliente, o Serviço de Proteção ao Crédito - SPC Brasil.

Fusão das entidades

Desde o início do novo triênio 2014/2016, a ACIF e a CDL passaram a ser uma entidade só, segundo o novo estatuto. Assim, a ACIF/CDL passa a ser presidida por Mirts Helena Chagas, tendo como vice-presidente o Sr. Francisco Antonio Grisolia.

A mudança de nomenclatura não terá interferência no trabalho da diretoria. As duas entidades sempre trabalharam juntas, e agora sendo uma só, o foco continua o mesmo. A ACIF/CDL continuará trabalhando em prol do desenvolvimento do comércio e da indústria frutalense, amparando os empresários e defendendo os direitos do consumidor.

Ao navegar por este portal, será possível conhecer melhor a entidade, o propósito pelo qual ela trabalha, as empresas e associados que representa e como se mantém forte no universo de atuação.

Se você já for um associado, será fácil identificar os trabalhos executados. Se quiser se tornar um, com certeza o será ao conhecer as diversas tarefas que estamos dispostos a fazer e o quanto você tem importância para nós. Se você é um visitante, a ACIF/CDL agradece pela visita. Preparamos o que temos de melhor para recebê-lo como merece, pois acreditamos sempre no "algo mais", podendo assim um dia assumir posições diferentes e manter a importância de nossa colaboração.

Obrigado e boa navegação!