Minas Consciente: governo lança Onda Roxa, mais restritiva, para evitar o colapso da rede de saúde

Em entrevista coletiva, na tarde desta quarta-feira (03), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou uma nova classificação para o programa Minas Consciente, que visa controlar o funcionamento das atividades econômicas no estado e o avanço da pandemia de Covid-19. As macrorregiões de saúde Triângulo do Norte e Leste ficarão, inicialmente, por 15 dias na Onda Roxa.

Mais restritiva, a nova classificação tem caráter obrigatório para os munícipios das regiões contempladas, não cabendo mais a prefeitura a decisão final de adesão ou não ao programa Minas Consciente.

As regiões Norte, Triângulo do Sul (Onde Frutal está localizada) e Leste do Sul estão sob avaliação rigorosa, podendo ser inseridas na nova classificação a qualquer momento em caso de piora nos indicadores.

Confira as medidas de segurança da Onda Roxa:

– Caráter obrigatório de adesão de todos os municípios na região atingida;

– Manutenção de suspensão das cirurgias eletivas nessas regiões;

– Apoio das forças de segurança para cumprimento das regras;

– Restrição de circulação:

• Apenas pessoas ligadas às atividades essenciais poderão circular neste período;
  • Toque de recolher entre 20h e 5h;
  • Proibição de circulação sem o uso de máscaras em qualquer espaço com circulação de pessoas, público ou privado;
  • Proibição da circulação de pessoas com sintomas de gripe (exceto quando haja necessidade de tratamento);
  • Proibição da realização de reuniões presenciais, mesmo sendo de familiares que não coabitam;
  • Proibida a realização de qualquer evento, público ou privado;
  • Barreiras sanitárias de vigilância.

Confira aqui a coletiva de imprensa do Governador, Romeu Zema e secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.

Mais informações serão divulgadas após publicação das novas medidas no Diário Oficial do Estado.

Governo e FCDL-MG pedem colaboração de todos

Antes do anúncio dessa quarta-feira, o presidente da FCDL-MG, Frank Sinatra, esteve na manhã juntamente com o presidente da CDL BH, Marcelo Souza e Silva, em reunião com o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, para tratar o atual momento da pandemia de Covid-19 em Minas Gerais.

“A situação é alarmante e a ordem do momento é cooperação e união. É dever de todos os setores buscarem soluções para evitar danos ainda maiores. Neste cenário, cabe às nossas entidades um papel importante na mobilização das empresas, usando nossos canais de comunicação para reforçar os cuidados necessários para frear a propagação do vírus”, destacou o presidente da FCDL-MG.