Notícias

Acordar para a Vida – 2º Diálogo entre Psicologia e Comunidade

A Associação dos Psicólogos de Frutal realizou na manhã do último sábado, dia 25 de agosto, o evento “Acordar para a Vida – 2º Diálogo entre Psicologia e Comunidade”. A ACIF/CDL Frutal foi uma das patrocinadoras da ação.

A proposta do evento, realizado no Salão de Festas Ary Catuta, foi organizar uma mesa-redonda com profissionais especialistas da área da psicologia, envolvendo o tema “O impacto da Internet e das Mídias Sociais nas Relações Humanas”.

Este é o segundo ano consecutivo em que o evento é realizado. Em 2017, o debate foi sobre depressão e suicídio, temas importantes para o momento em que Frutal vivia um grande impacto devido ao índice de suicídios no município.

Ângela Pícolo, presidente da Associação dos Psicólogos de Frutal, explica a ênfase na discussão do tema deste ano. “A problemática atual gira em torno das mídias sociais, a maneira como lidamos e nos relacionamos com elas, quais são as limitações que devem existir dentro dessa relação. Vamos procurar pessoas para trabalhar esse plano conosco, profissionais especialistas nessa área. É o ‘acordar para esse impacto da internet’. O intuito é que possamos aprender uma maneira melhor de lidar com as redes, de modo que não haja tanta exposição.”

Giedre Ingrid Neves, uma das psicólogas convidadas para a mesa-redonda, valorizou a notoriedade do encontro. “A comissão é extremamente organizada, são todos muito envolvidos com o evento. Fiquei surpresa pois estava lotado mesmo em uma manhã chuvosa. As pessoas ficaram até depois das palestras para participar dos debates, vi muitos pais presentes no intuito de aprender a lidar com esse contexto. Acredito que o debate tenha possibilitado que as pessoas adquiram ferramentas práticas para lidar com o tema em seu cotidiano.”

Giedre é especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela FAMERP. Os outros palestrantes convidados foram o psiquiatra Dr. Tomás Rotelli de Oliveira Ferreira e a psicanalista Sandra Bulhões Cecílio.

A participante Liliane Rezende Martins elogiou a organização do evento e falou sobre a atualidade dos temas. “Estive presente no evento passado e me interessei em participar neste ano novamente. Os temas abordados são de importância para toda a sociedade, é necessária uma interação entre as pessoas para uma vida mais direcionada no dia a dia com seus filhos. Observamos que as pessoas trazem consigo os conflitos que carregam diariamente e saem daqui mais esclarecidos.”

O “Acordar para a Vida” foi idealizado no ano passado em um momento de trabalho do grupo de psicólogos, quando conversavam sobre as dificuldades que apareciam no dia a dia dos consultórios. O intuito da mesa-redonda é celebrar o Dia do Psicólogo, comemorado no dia 27 de agosto. A presidente da associação adianta que o grupo já começa a pensar no tema do próximo ano na semana seguinte, para procurar convidados e programar a agenda de todos.