Sebrae e parceiros promovem seminário de inovação e tecnologia em Frutal

A Semana Global do Empreendedorismo foi promovida em Frutal de 05 a 07 de novembro pelo Sebrae. No dia 07, quarta-feira, a Cachaçaria Água Doce foi o local escolhido para um meetup – evento que incentiva a circulação, troca de experiências e o networking – sobre inovação e tecnologia.

Um dos palestrantes convidados foi Dudu Obregon, sócio-fundador e um dos diretores da Perestroika, a maior escola de atividades criativas do Brasil. O tema do bate-papo foi “A mudança é uma nova constante”.

Ao explicar o objetivo central da palestra, Dudu citou as mudanças comportamentais que os profissionais precisam ter e as empresas também, pois elas são organismos vivos. “Nós estamos vivendo uma aceleração tecnológica gigantesca que só aumenta e não estamos conseguindo acompanhar este ritmo. Não é à toa que temos crise econômica e crise social. Na verdade, considero muito mais uma crise da falência dos sistemas gerenciais atuais do que fatores externos políticos e econômicos”, disse.

Ele defende que precisamos atualizar o comportamento das empresas. “O papo foi para ajudar a orientar sobre como fazer algumas mudanças de modelos mentais, de posturas e habilidades para estar conectado ao presente e ao futuro do trabalho. O recado serve para todos que se interessam em evoluir e prosperar profissionalmente, pois todos que estão no mercado de trabalho precisam se manter constantemente atualizados. Espero que eu tenha despertado esta consciência no pessoal, e que eles consigam enxergar um pouco mais essa necessidade de sempre dar um passo à frente, pois não fomos preparados para isso na escola.”

A apresentação seguinte foi de Igor Castro, gerente de crescimento da startup de crédito rural Nagro. Ele apresentou a Nagro como uma empresa que conecta os produtores rurais com inúmeras formas de financiamento, cortando as burocracias do mercado financeiro e todas aquelas pendências e processos que os bancos levam ao produtor e o atrapalham a produzir.

“Como participamos de muitos eventos regularmente, sendo um deles dentro do Google, conseguimos passar às pessoas um conteúdo que antes era restrito a muitas pessoas. Através de uma palestra tentamos passar para as pessoas estas ideias”, disse Igor. “Para mim, o principal é motivá-las para que pesquisem sobre o tema e depois acabem pegando gosto, mesmo de teste ou até para levar para a vida toda. Compartilhar conteúdo e experiências é importante para influenciar e realmente impactar pessoas.”

A Semana Global do Empreendedorismo foi promovida em Frutal pelo Sebrae com o apoio dos parceiros ACIF/CDL Frutal, Faculdade Frutal, Prefeitura Municipal, Sala Mineira do Empreendedor, Sicoob Frutal, Sistema FIEMG e UEMG.