Palestra sobre empreendedorismo e inovação leva 400 pessoas ao Yara Lins

Na última terça-feira, 06 de novembro, no Centro de Eventos Yara Lins, o Sebrae promoveu mais um evento dentro da Semana Global de Empreendedorismo, com o apoio de diversos parceiros, entre eles a ACIF/CDL e o Sicoob Frutal.

Mais de 400 pessoas assistiram a Palestra Magna com Renato Mendes, ex-diretor de marketing da Netshoes, sob o tema “Case Netshoes: dos fundos de um estacionamento a um e-commerce de R$ 1 bilhão”.

A Netshoes é uma empresa brasileira fundada em 2000 que se tornou um fenômeno do e-commerce esportivo mundial e um modelo no quesito inovação. Segundo Renato, a ideia era levar ao público um pouco da história da empresa usando-a como pano de fundo para passar conceitos sobre empreendedorismo.

“As empresas da nova economia entenderam que o jogo mudou e elas operam de uma forma diferente. Eu quis mostrar qual é esta nova forma de operar, que passa por duas coisas: a primeira e principal é ouvir o cliente sempre, colocando-o no centro da estratégia. A segunda é planejar menos e executar mais. Deve-se aprender com os erros, sabendo que eles farão parte da caminhada, mas o mais importante é corrigi-los e evoluir sempre. As empresas que entenderem estas duas coisas estarão bem mais preparadas para enfrentar os desafios desta nova economia”, afirma Renato.

Segundo ele, para quem está começando a empreender agora é mais fácil seguir esta linha de raciocínio, pois o negócio já nasce do jeito certo, enquanto para quem já tem os hábitos da velha economia a mudança fica mais difícil. “Mas quando o empresário começa a perceber os resultados que vai ter, vai abraçar esta prática para nunca mais largar.”

Renato finalizou a palestra parabenizando os organizadores do evento. “É muito legal poder trazer gente de fora para dar uma oxigenada e trazer provocações. Para quem está começando, a dica é: erre, erre muito, aprenda com os erros e siga adiante. Não espere a oportunidade perfeita para fazer as coisas. Faça o melhor possível com o que há à disposição agora.”

Cada participante da palestra doou 1 kg de alimento não-perecível no ato da inscrição. A Semana Global do Empreendedorismo foi promovida em Frutal pelo Sebrae com o apoio dos parceiros ACIF/CDL Frutal, Faculdade Frutal, Prefeitura Municipal, Sala Mineira do Empreendedor, Sicoob Frutal, Sistema FIEMG e UEMG.